Amar - Diocese de Caçador - abril 2003
AMAR
Fonte Diocese de Caçador - abril
2003
Um esposo foi visitar um sábio
conselheiro e disse-lhe que já não mais amava sua esposa e que pensava em
separar-se. O sábio escutou-o, olhou-o nos olhos e disse-lhe apenas uma
palavra:
- Ame-a — e se calou.
- Mas já não sinto nada por ela!
— disse o esposo.
- Ame-a — disse-lhe novamente o
sábio.
Diante do desconcerto do esposo,
depois de um breve silêncio, o sábio disse-lhe o seguinte:
“Amar é uma decisão, não um
sentimento. Amar é dedicação e entrega. Amar é um verbo e o fruto dessa ação é
o amor. O amor é um exercício de jardinagem: arranque o que faz mal, prepare o
terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide. Esteja preparado porque haverá
pragas, secas ou excessos de chuvas, mas nem por isso abandone o seu jardim.
Ame seu par, ou seja, aceite-o, valorize-o, dê-lhe afeto e ternura, admire-o,
compreenda-o. Isso é tudo. Ame!”
A inteligência sem amor te faz
perverso.
A justiça sem amor te faz
implacável
A diplomacia sem amor te faz
hipócrita.
O êxito sem amor te faz
arrogante.
A riqueza sem amor te faz
avarento
A docilidade sem amor te faz
servil
A pobreza sem amor te faz
orgulhoso.
A beleza sem amor te faz ridículo
A autoridade sem amor te faz
tirano
O trabalho sem amor te faz
escravo.
A simplicidade sem amor te
deprecia.
A oração sem amor te faz
introvertido.
A lei sem amor te escraviza.
A política sem amor te deixa
egoísta
A fé sem amor te deixa fanático.
A cruz sem amor se converte em
tortura.
A vida sem amor... não tem
sentido.

Comentários
Postar um comentário