Advento: Tempo De Preparação
“Também José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, para Judeia, à cidade de Davi, chamada de Belém, por ser da casa e da família de Davi, para se inscrever com maria, sua mulher, que estava grávida, enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu a luzo seu filho primogênito, envolvendo-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na sala”. Lc 2, 4-7
Ao longo destes meses refletimos em torno de Jesus Cristo,
dos modelos de Igreja e da verdade sobre o homem. A conclusão deste rico e
vasto temário coincide com o tempo do Advento no qual somos chamados a nos prepararmos
para chegada do Salvador. Um bom exercício para este tempo é a revisão das
reflexões propostas pelas Palavras de Comunhão e Participação. Uma releitura atenta e meditada poderá relembrar pontos importantes
e descobrir aspectos não contemplados anteriormente.
A
preparação para o Natal deve ser um tempo forte de crescimento espiritual. A
Natividade, ao lado da Páscoa, ocupa lugar de destaque na História da Salvação.
Para vivê-la é preciso preparação, compromisso e conversão. Entretanto, em
geral, as pessoas tomam esta preparação dentro de uma perspectiva
consumista-materialista onde predomina o comércio.
Precisamos
resgatar o verdadeiro sentido do tempo do Advento. É Jesus que vai chegar e
quer nascer na manjedoura dos nossos corações. Estaremos preparados? Seremos
dignos de acolher em nosso meio o Menino-Deus? Teremos a humildade,
disponibilidade e fé de Maria? Possuímos a perseverança, a coragem e a
determinação de José? Ou seremos iguais àqueles que negaram ao casal errante um
lugar à sala?
Que
cada um de nós possa se preparar neste Advento, construindo dentro de seu Ser o
Presépio de Belém onde o Menino-Deus nasceu, legando ao mundo esperança,
alegria e salvação.
A todos, um Feliz e Santo Natal!

Comentários
Postar um comentário