União com Deus e saúde psicossomática
Côn. Vidigal
Mariana, 28/8/2002
- 09:01
Fonte: Côn.
José Geraldo Vidigal de Carvalho
Notável o influxo da união com Deus com efeitos psicofisiológicos no composto humano. A razão é simples: o mais íntimo e secreto desejo do homem é a suprema felicidade. Sonhamos ser deuses e viver como deuses. A insinuação da serpente foi psicologicamente sábia: - sereis como deuses. A graça divina, pela qual o homem se une a Deus, segundo a Bíblia, faz o homem participar da felicidade de Deus, da própria vida divina. No dizer de São Pedro, a graça nos faz participantes da natureza de Deus. São Paulo exclamava ufano: [Deus] "revelou em mim seu Filho". Cristo, formalmente, afirmou: "Se alguém me ama, guardará minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada". Que conseqüências luminosas para o combate da depressão. Não só porque o sentimento religioso infunde no enfermo a calma interior que mantém viva a esperança ou que o faz descansar em confiado abandono, mas também porque o dado irrecusável da ciência atesta que o rompimento com Deus, a desunião dos laços que devem unir o homem a seu Criador, numa palavra, o pecado que coincide com a ausência da graça santificante, "é índice de uma perturbação psíquica e moral ... O que peca quase sempre experimenta uma emoção seja de ira, de temor, de medo, de paixão sexual, de desejo morboso, de remorso após havê-lo cometido ... O ladrão, o invejoso, o homicida, o colérico, o fornicador, o pervertido, o indolente, o blasfemo ou o glutão e quantos pecados possam ser elencados, todos se resolvem em uma paixão do ânimo ou suscitam preocupações com as subseqüentes alterações orgânicas como a ciência moderna ensina". É que não se infligem impunemente leis eternas. O pecado tem em si um aspecto profundamente anti-social, antiamor. Ele aparta o homem de Deus, de si mesmo, de todos e de tudo. Faz dele um prófugo do Criador, desertor de sua origem e de seu fim. Aliás, "desde os primeiros documentos da humanidade, da Bíblia ao Avesta, das tábuas cuneiformes da Assíria e da Babilônia aos papiros egípcios, dos Vedas aos poemas homéricos, a enfermidade é efeito do pecado. A frase bíblica: "Eu o Senhor Teu Médico", ou o interrogatório que o sacerdote assírio devia dirigir ao paciente para descobrir os seus pecados, ou o conceito de impureza moral que se transforma em impureza física e vice-versa, existente em todas as religiões primitivas, confirmam palpável e evidentemente o que dizemos ... "Quem é impuro - diz o Avesta -, é presa de todos os malefícios e de todos os malignos demônios de Ariman."... a primeira lei biológica da isonomia, proclamada por Alcmeón de Crotona, reflete este conceito com a idéia da harmonia que deve reinar em todo o corpo para que este goze saúde ... Empédocles de Agrigento, médico, filósofo e fisiólogo, intitula sua obra Katarmoi, ou seja, Poemas lustrais ... A harmonia necessária para gozar de uma saúde perfeita invade aqui, claramente, os movimentos da alma, até o ponto de Pitágoras mesmo instaurar uma nova modalidade da terapêutica, baseada na poderosa influência que sobre a alma humana tem a música... Platão também assegurava que a música fora outorgada pelos deuses aos homens não somente para servir de prazer aos sentidos, senão também para afastá-los das paixões perturbadoras. Sócrates e Aristóteles criam igualmente na ação curativa da harmonia e, desde então, jamais decaiu esta terapêutica pelos acordes melódicos que pode ser chamada de meloterapia ... A teoria humoral difunde-se e se assegura com Hipócrates ... É a caracterologia dos diversos temperamentos o que se desenvolve nesta vasta doutrina que os médicos de hoje pretendem apresentar como uma nova conquista da psicossomática moderna. Uma vez mais se unem em suas manifestações a psique e o corpo humano. E a constituição humoral se reflete no corpo e na alma. ... Galeno, o fisiólogo por excelência, o investigador na antiguidade grego-romana, não abandonou a tese da patologia originada pela alteração do ânimo, uma das causas procatárticas externas ou primitivas ... A Medicina chega à Idade Média, em linhas gerais, com o selo do cristianismo... É um claro postulado da filosofia cristã que os fenômenos do corpo redundam na alma como do mesmo modo os da alma refletem no corpo ... O ânimo tranquilo e o espírito sossegado eram, para os antigos mestres da sabedoria médica italiana, o verdadeiro segredo para um bom viver.
Comentários
Postar um comentário