Somos a Grande Família de Deus - VI junho 12, 2020
Anunciar o Evangelho é missão e compromisso
Jesus ressuscitado apareceu aos discípulos e lhes deu uma ordem: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura”. Deu-lhes essa ordem porque tinha consciência do grau de amizade que havia entre eles, sabia que sua pessoa e sua mensagem estavam impregnadas de forma profunda no coração - fonte central de onde emanam as decisões, os impulsos desinteressados do amor - dos seus discípulos.
Diante da recomendação incisiva de Jesus, os discípulos decidiram com mais radicalidade dar uma resposta concreta, com a própria vida ofertada em testemunho da pessoa admirável, apaixonante, sedutora de Cristo, o único capaz de fazer o homem verdadeiramente feliz.
Ardia dentro deles uma brasa que se transformava em chama viva, em sede de Deus, que nunca os deixava em paz, como a sarça ardente que sempre ardia e nunca se consumia. Uma sede enigmática que, quanto mais saciava, mais insaciável se tornava.
Hoje, também o nosso Papa nos conclama a “lançarmos as redes”, tornarmo-nos “pescadores de homens” para levá-los à fonte da felicidade, que é o próprio Cristo. Mas para desempenharmos essa função é necessário que tenhamos um coração apaixonado.
Só quem tem um coração apaixonado - como o de Paulo, que tudo perdeu, enfrentou tempestade, correu risco de vida, consumiu a vida por Cristo e, movido por sua graça, partiu, serviu, dispôs-se a tudo, sem cálculos ou reservas, por amor a Deus e aos que sofrem, por paixão a Cristo e aos homens, paixão essa que desemboca em missionariedade - é inflamado pela pessoa de Cristo e por sua mensagem de paz e de amor e contagia outras pessoas.
Só quem teve uma experiência real com Jesus é capaz de ser sua testemunha e nós sabemos que milhares e milhares de pessoas, no mundo inteiro, tiveram essa experiência, foram agraciadas pela ação poderosa, forte e transformadora do Espírito Santo, experimentaram o amor infinito e profundo de Deus, capaz de tudo pelo homem, por cada homem.
O encontro com Jesus nos leva a experimentar concretamente a cura da alma, do coração e do corpo. E uma experiência de liberdade que produz inevitavelmente a felicidade; perdoamos, amamos nossos inimigos, amamos a Igreja e nos comprometemos com ela, com a comunidade a que pertencemos; louvamos sem cessar, mesmo nas tempestades; queremos permanecer por horas infindáveis na presença do nosso Amado, conhecer sua Palavra com mais intimidade; sentimo-nos irmãos de todos, amamos a todos sem distinção de raça, cor, classe social, cultura...
Tendo provado dessa experiência, não podemos retê-la para nós mesmos. Somos impulsionados a partilhá-la, a divulgá-la, a partir em direção aos irmãos para falar de Jesus e do que Ele pode fazer por nós. É urgente a evangelização, principalmente nesses tempos em que a paz está tão ameaçada. Evangelizar é anunciar a paz. Jesus é o Príncipe de Paz, Ele veio trazer a reconciliação dos homens com Deus, e dos homens entre si.
Um dos maiores serviços de promoção humana é a evangelização. O encontro com Jesus resgata a excelência da dignidade humana, coloca o homem em harmonia com Deus, tira-o do vale da mentira que o seduz e o coloca no cume da montanha da verdade.
A nova Evangelização não é um novo Evangelho, é o mesmo Evangelho, a mesma palavra e o mesmo Jesus a iluminar a nossa vida. Na Bíblia a palavra de Jesus tem poder, tem respostas para as nossas perguntas. Na Bíblia está a paz que você procura, a solução para as suas dificuldades, a força para você caminhar, a luz para iluminar suas ideias, para abrir seus olhos. E na Palavra de Deus, é segundo esta Palavra que a Nova Evangelização caminha. Na medida em que nós nos aproximamos da Palavra de Deus, em oração, em humildade, o poder da Palavra penetra e transforma o mais profundo do nosso coração.
Evangelizar é assumir uma causa com todo o coração, é colocar-se ao inteiro dispor para ser instrumento do amor de Deus.
O evangelizador deve repousar seu olhar, como Jesus, sobre aquelas pessoas sofridas, cansadas, feridas, exaustas, desgastadas pelo mundo...Deve enxergar a necessidade de cada pessoa e tudo fazer para que ela experimente o amor, a caridade, a acolhida, o cuidado, a cura de seus males, o bom alimento que é Jesus Cristo. Somos chamados a ser um sinal de Cristo no meio dos irmãos, a ofertar a nossa vida em favor deles.
Ao olharmos para as pessoas e a situação em que hoje, infelizmente, muitas delas se encontram, percebemos que faltam operários para a messe, que é abundante. Faltam evangelizadores que se disponham a tudo, não meçam esforços, esqueçam seu problemas e suas feridas, esqueçam o seu descanso e velem sobre o rebanho do Senhor.
O amor vem da fé, e a evangelização é fruto do amor.
Devemos evangelizar com todo o nosso coração, com toda a nossa alma, com todas as nossas forças! Muitos precisam de Deus, de paz, de amor. Por amor a Jesus, deixe seu coração vencer a razão, entregue-se inteiramente ao projeto de Deus.

Comentários
Postar um comentário