Somos a Grande Família de Deus - VI junho 12, 2020


 Anunciar o Evangelho é missão e compromisso


Jesus ressuscitado apareceu aos discípulos e lhes deu uma ordem: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura”. Deu-lhes essa ordem porque tinha consciência do grau de amizade que havia entre eles, sabia que sua pessoa e sua mensagem estavam impregnadas de forma profunda no coração fonte central de onde emanam as decisões, os impulsos desinteressados do amor dos seus discípulos.
Diante da recomendação incisiva de Jesus, os discípulos decidiram com mais radicalidade dar uma resposta concreta, com a própria vida ofertada em testemunho da pessoa admirá­vel, apaixonante, sedutora de Cristo, o único capaz de fazer o homem verdadeiramente feliz.
Ardia dentro deles uma brasa que se transformava em chama viva, em sede de Deus, que nunca os deixava em paz, como a sarça ardente que sempre ardia e nunca se consumia. Uma sede enigmática que, quanto mais saciava, mais insaciável se tornava.
Hoje, também o nosso Papa nos conclama a “lançarmos as redes”, tornarmo-nos “pescadores de homens” para levá-los à fonte da felicidade, que é o próprio Cristo. Mas para desempenharmos essa função é necessário que tenhamos um co­ração apaixonado.
Só quem tem um coração apaixonado como o de Paulo, que tudo perdeu, enfrentou tempestade, correu risco de vida, consumiu a vida por Cristo e, movido por sua graça, partiu, serviu, dispôs-se a tudo, sem cálculos ou reservas, por amor a Deus e aos que sofrem, por paixão a Cristo e aos homens, paixão essa que desemboca em missionariedade - é inflamado pela pessoa de Cristo e por sua mensagem de paz e de amor e contagia outras pessoas.
Só quem teve uma experiência real com Jesus é capaz de ser sua testemunha e nós sabemos que milhares e milhares de pessoas, no mundo inteiro, tiveram essa experiência, foram agraciadas pela ação poderosa, forte e transformadora do Espí­rito Santo, experimentaram o amor infinito e profundo de Deus, capaz de tudo pelo homem, por cada homem.
O encontro com Jesus nos leva a experimentar concreta­mente a cura da alma, do coração e do corpo. E uma experiên­cia de liberdade que produz inevitavelmente a felicidade; per­doamos, amamos nossos inimigos, amamos a Igreja e nos comprometemos com ela, com a comunidade a que pertencemos; louvamos sem cessar, mesmo nas tempestades; queremos permanecer por horas infindáveis na presença do nosso Ama­do, conhecer sua Palavra com mais intimidade; sentimo-nos irmãos de todos, amamos a todos sem distinção de raça, cor, classe social, cultura...
Tendo provado dessa experiência, não podemos retê-la para nós mesmos. Somos impulsionados a partilhá-la, a divul­gá-la, a partir em direção aos irmãos para falar de Jesus e do que Ele pode fazer por nós. É urgente a evangelização, princi­palmente nesses tempos em que a paz está tão ameaçada. Evangelizar é anunciar a paz. Jesus é o Príncipe de Paz, Ele veio trazer a reconciliação dos homens com Deus, e dos homens entre si.
Um dos maiores serviços de promoção humana é a evan­gelização. O encontro com Jesus resgata a excelência da digni­dade humana, coloca o homem em harmonia com Deus, tira-o do vale da mentira que o seduz e o coloca no cume da monta­nha da verdade.
A nova Evangelização não é um novo Evangelho, é o mesmo Evangelho, a mesma palavra e o mesmo Jesus a iluminar a nossa vida. Na Bíblia a palavra de Jesus tem poder, tem respostas para as nossas perguntas. Na Bíblia está a paz que você procura, a solução para as suas dificuldades, a força para você caminhar, a luz para iluminar suas ideias, para abrir seus olhos. E na Palavra de Deus, é segundo esta Palavra que a Nova Evangelização caminha. Na medida em que nós nos apro­ximamos da Palavra de Deus, em oração, em humildade, o poder da Palavra penetra e transforma o mais profundo do nos­so coração.
Evangelizar é assumir uma causa com todo o coração, é colocar-se ao inteiro dispor para ser instrumento do amor de Deus.
evangelizador deve repousar seu olhar, como Jesus, sobre aquelas pessoas sofridas, cansadas, feridas, exaustas, desgastadas pelo mundo...Deve enxergar a necessidade de cada pessoa e tudo fazer para que ela experimente o amor, a caridade, a acolhida, o cuidado, a cura de seus males, o bom alimento que é Jesus Cristo. Somos chamados a ser um sinal de Cristo no meio dos irmãos, a ofertar a nossa vida em favor deles.
Ao olharmos para as pessoas e a situação em que hoje, infelizmente, muitas delas se encontram, percebemos que faltam operários para a messe, que é abundante. Faltam evangelizadores que se disponham a tudo, não meçam esforços, esqueçam seu problemas e suas feridas, esqueçam o seu descanso e velem sobre o rebanho do Senhor.
O amor vem da fé, e a evangelização é fruto do amor.
Devemos evangelizar com todo o nosso coração, com to­da a nossa alma, com todas as nossas forças! Muitos precisam de Deus, de paz, de amor. Por amor a Jesus, deixe seu coração vencer a razão, entregue-se inteiramente ao projeto de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

9. Fontes de Direito Canônico: normas e atos jurídicos, normas canônicas.

1. Identidade e Missão da Família Cristã na Igreja

6. A Participação dos Anjos na História da Salvação (junho 27, 2020)