Somos a Grande Família de Deus - V junho 12, 2020

 



A Eucaristia é “fonte e ápice de toda a vida cristã”. Toda a ação da Igreja desemboca na Eucaristia e dela se nutre. Isto porque a Eucaristia sintetiza e torna presente para a Comuni­dade todo o mistério da vida de Jesus Cristo.
A comunidade só se torna plenamente comunidade com a Eucaristia, quando a celebra, mas sobre tudo quando a vive.
Atribuímos a este sacramento uma variedade de nomes: Eucaristia, Ceia do Senhor, Fração do pão, Comunhão, Memo­rial de Jesus, Santo Sacrifício, Santa Missa. Cada um destes nomes ressalta um aspecto da infinita riqueza que este mistério encerra.
Na verdade a Eucaristia é a Ceia do Senhor.
Jesus, na véspera de partir, sabendo que sua hora havia chegado, come com seus discípulos a ceia da festa da Páscoa. Esta ceia de festa recordava o grande fato que marcou a liber­tação do povo do cativeiro do Egito. Foi durante esta ceia de festa que Jesus tomando o pão e o vinho mostra e antecipa que uma nova Páscoa, esta eterna e definitiva, estava para aconte­cer. Esta nova Páscoa aconteceria com sua morte e ressurrei­ção. A libertação total. Por isto ao tomar o pão ele diz: Isto é meu Corpo, que vai ser entregue por vós. E ao tomar o cálice com Vinho diz: Este é o cálice do meu sangue que vai ser derramado por Vós.
Pão - corpo - e o Vinho - sangue - prefiguravam morte dele no dia seguinte. seu sacrifício que veio substituir todos os demais sacrificios. Neste momento ele determina: “façam isto em minha memória. Para se lembrarem de mim”. Por isto toda Eucaristia é o Memorial de Jesus. Jesus esco­lheu a Ceia, a comida e a bebida, o pão e o vinho (a comida e bebida mais comuns e simples que não faltavam nem na mesa dos mais pobres) uma refeição entre amigos, como sinal e lembrança de sua presença no meio de nós. Ao redor da mesa ele se encontra. Por isso ele disse: “quando dois ou mais esti­verem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles”. Na Ceia Jesus repartiu o pão, dizendo: “Tomai e comei dele to­dos”, repartiu o vinho dizendo “Tomai e bebei dele todos”.. Ninguém foi excluído, nem Judas. Jesus está presente na co­munidade quando o pão é partilhado.
Esta refeição em comum exige coerência, exige pôr em comum os bens e a vida, criar novas relações entre as pessoas, construir comunidade e comunhão. Não sei se todos já repara­ram que o Evangelho de João não descreve a última ceia, como foi que Jesus repartiu o pão e o vinho. No seu lugar ele coloca o lava-pés. Jesus se abaixa e lava os pés dos discípulos e lhes diz: “Vocês viram o que eu fiz. Vocês me chamam de Mestre e Senhor e eu o sou. Se eu, Mestre e Senhor, lavei seus pés, é para que vocês façam a mesma coisa, uns com os outros”. (Jo 13,1-20)
Por isso celebrar a Eucaristia na comunidade significa tornar Jesus presente. Mas não torná-lo presente para que eu possa desfrutar de sua companhia, para que ele me deleite com sua presença. Torná-lo presente na Eucaristia é entrar em co­munhão com ele, entrar em comunhão com os outros. É a gen­te assumir o que ele mesmo fez: Lavar os pés dos outros, colo­car-nos a serviço deles, a serviço dos mais esquecidos, a servi­ço da comunidade. É estar disposto, como ele, a entregar a vida, para que outros possam ter vida, para que outros possam viver.
Muitas vezes nossas celebrações são exatamente o con­trário disso. E mais fácil encontrar Jesus num acampamento de sem-terra, ou numa favela, onde os pobres sabem repartir, do que em muitas de nossas celebrações. A partilha, a solidarie­dade é o que vale. Foi isto que Jesus quis mostrar, ao multipli­car os pães. E isto que Lucas mostra quando narra o episódio dos discípulos de Emaús. Os discípulos caminham tristes, por­que Jesus havia morrido na Cruz. Jesus chega perto. Caminha com eles. Fala com eles e lhes explica as Escrituras. Mas eles nada entendiam. Só o reconhecem quando Ele parte o pão. É isto também que quer dizer São Paulo na sua Primeira Carta aos Coríntios quando critica as celebrações da comunidade. Nestas celebrações alguns comiam até se fartar, enquanto ou­tros passavam fome. Então ele afirma “Quem come do pão e bebe do cálice sem reconhecer que é o corpo do Senhor, come e bebe para seu próprio castigo”. (1Cor 11, 17-34)
A Eucaristia também se chama missa. Esta palavra tem a ver com missão. Quem participa da Eucaristia é enviado, rece­be uma missão, a missão de tornar Jesus e seu Evangelho pre­sente no mundo. Recebe a missão de se colocar a serviço do Reino de Deus, de buscar a partilha, de repartir o pão. A co­munidade dos seguidores de Jesus só será reconhecida como seguidora de Jesus quando souber repartir, partilhar os seus dons. A Eucaristia só é verdadeira quando há partilha. O resto é conversa... Não é por nada que no dia do julgamento final serão chamados para junto do Pai os que souberam dar de co­mer a quem estava com fome, de beber a quem estava com sede, os que vestiram os nus....
Participar da Eucaristia é estar com Jesus, assumir seu modo de ver, de viver, de relacionar-se.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

9. Fontes de Direito Canônico: normas e atos jurídicos, normas canônicas.

1. Identidade e Missão da Família Cristã na Igreja

6. A Participação dos Anjos na História da Salvação (junho 27, 2020)