Somos a Grande Família de Deus - V junho 12, 2020
A Eucaristia é “fonte e ápice de toda a vida cristã”. Toda a ação da Igreja desemboca na Eucaristia e dela se nutre. Isto porque a Eucaristia sintetiza e torna presente para a Comunidade todo o mistério da vida de Jesus Cristo.
A comunidade só se torna plenamente comunidade com a Eucaristia, quando a celebra, mas sobre tudo quando a vive.
Atribuímos a este sacramento uma variedade de nomes: Eucaristia, Ceia do Senhor, Fração do pão, Comunhão, Memorial de Jesus, Santo Sacrifício, Santa Missa. Cada um destes nomes ressalta um aspecto da infinita riqueza que este mistério encerra.
Na verdade a Eucaristia é a Ceia do Senhor.
Jesus, na véspera de partir, sabendo que sua hora havia chegado, come com seus discípulos a ceia da festa da Páscoa. Esta ceia de festa recordava o grande fato que marcou a libertação do povo do cativeiro do Egito. Foi durante esta ceia de festa que Jesus tomando o pão e o vinho mostra e antecipa que uma nova Páscoa, esta eterna e definitiva, estava para acontecer. Esta nova Páscoa aconteceria com sua morte e ressurreição. A libertação total. Por isto ao tomar o pão ele diz: Isto é meu Corpo, que vai ser entregue por vós. E ao tomar o cálice com Vinho diz: Este é o cálice do meu sangue que vai ser derramado por Vós.
O Pão - corpo - e o Vinho - sangue - prefiguravam a morte dele no dia seguinte. O seu sacrifício que veio substituir todos os demais sacrificios. Neste momento ele determina: “façam isto em minha memória. Para se lembrarem de mim”. Por isto toda Eucaristia é o Memorial de Jesus. Jesus escolheu a Ceia, a comida e a bebida, o pão e o vinho (a comida e bebida mais comuns e simples que não faltavam nem na mesa dos mais pobres) uma refeição entre amigos, como sinal e lembrança de sua presença no meio de nós. Ao redor da mesa ele se encontra. Por isso ele disse: “quando dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles”. Na Ceia Jesus repartiu o pão, dizendo: “Tomai e comei dele todos”, repartiu o vinho dizendo “Tomai e bebei dele todos”.. Ninguém foi excluído, nem Judas. Jesus está presente na comunidade quando o pão é partilhado.
Esta refeição em comum exige coerência, exige pôr em comum os bens e a vida, criar novas relações entre as pessoas, construir comunidade e comunhão. Não sei se todos já repararam que o Evangelho de João não descreve a última ceia, como foi que Jesus repartiu o pão e o vinho. No seu lugar ele coloca o lava-pés. Jesus se abaixa e lava os pés dos discípulos e lhes diz: “Vocês viram o que eu fiz. Vocês me chamam de Mestre e Senhor e eu o sou. Se eu, Mestre e Senhor, lavei seus pés, é para que vocês façam a mesma coisa, uns com os outros”. (Jo 13,1-20)
Por isso celebrar a Eucaristia na comunidade significa tornar Jesus presente. Mas não torná-lo presente para que eu possa desfrutar de sua companhia, para que ele me deleite com sua presença. Torná-lo presente na Eucaristia é entrar em comunhão com ele, entrar em comunhão com os outros. É a gente assumir o que ele mesmo fez: Lavar os pés dos outros, colocar-nos a serviço deles, a serviço dos mais esquecidos, a serviço da comunidade. É estar disposto, como ele, a entregar a vida, para que outros possam ter vida, para que outros possam viver.
Muitas vezes nossas celebrações são exatamente o contrário disso. E mais fácil encontrar Jesus num acampamento de sem-terra, ou numa favela, onde os pobres sabem repartir, do que em muitas de nossas celebrações. A partilha, a solidariedade é o que vale. Foi isto que Jesus quis mostrar, ao multiplicar os pães. E isto que Lucas mostra quando narra o episódio dos discípulos de Emaús. Os discípulos caminham tristes, porque Jesus havia morrido na Cruz. Jesus chega perto. Caminha com eles. Fala com eles e lhes explica as Escrituras. Mas eles nada entendiam. Só o reconhecem quando Ele parte o pão. É isto também que quer dizer São Paulo na sua Primeira Carta aos Coríntios quando critica as celebrações da comunidade. Nestas celebrações alguns comiam até se fartar, enquanto outros passavam fome. Então ele afirma “Quem come do pão e bebe do cálice sem reconhecer que é o corpo do Senhor, come e bebe para seu próprio castigo”. (1Cor 11, 17-34)
A Eucaristia também se chama missa. Esta palavra tem a ver com missão. Quem participa da Eucaristia é enviado, recebe uma missão, a missão de tornar Jesus e seu Evangelho presente no mundo. Recebe a missão de se colocar a serviço do Reino de Deus, de buscar a partilha, de repartir o pão. A comunidade dos seguidores de Jesus só será reconhecida como seguidora de Jesus quando souber repartir, partilhar os seus dons. A Eucaristia só é verdadeira quando há partilha. O resto é conversa... Não é por nada que no dia do julgamento final serão chamados para junto do Pai os que souberam dar de comer a quem estava com fome, de beber a quem estava com sede, os que vestiram os nus....
Participar da Eucaristia é estar com Jesus, assumir seu modo de ver, de viver, de relacionar-se.

Comentários
Postar um comentário