O Dom da Amizade

 



São João Crisóstomo:

A ALEGRIA DE SE TER UM AMIGO:

"Um amigo fiel é bálsamo para a vida,
É a mais segura proteção.
Poderás acumular tesouros sem conta;
Nada, porém, vale mais do que um amigo sincero.
Sua presença desperta no coração uma alegria que invade todo o nosso ser.
Com ele é possível viver uma união profunda que dá ao espírito um gozo inexprimível.
A lembrança dele desperta a nossa mente e a liberta de muitas preocupações.
Essas palavras tem sentido só para quem tem um amigo verdadeiro, e também para quem, mesmo encontrando-o cada dia, nunca se sente de todo saciado".

Para os gregos, a amizade é o que existe de melhor, depois da sabedoria, sendo que para eles a sabedoria é o mesmo que virtude. Só pode haver verdadeira amizade entre pessoas de bem. Daí que a amizade requer lealdade, constância e justiça. Na amizade tudo é verdadeiro. O maior ornamento da amizade é o respeito. Nula é a amizade onde não há verdade. O que faz a amizade é a estabilidade entre os amigos. Sem virtude não há amizade possível, mas apenas bajulação, adulação, paixão. Entre as pessoas de bem há uma inevitável simpatia e condescendência. A amizade tem grande poder de sedução e de atração pela força da afeição entre as pessoas amigas. A afeição cria vínculos, mais que o parentesco. É a afeição que proporciona o bem-estar entre os amigos, a simpatia recíproca. É sedutora a troca de atenções e bons serviços. Sem amizade a vida não é amável. Na mais profunda amizade se encontra a mais profunda doçura. Sem afeição e simpatia a vida não tem alegria, porque a afeição se traduz em benevolência, afabilidade, reciprocidade. Portanto os componentes da amizade são a virtude e a afeição, ou seja, a amizade só é possível entre pessoas de bem. Quanto mais somos generosos, bondosos, desinteressados, amorosos, mais amizades conquistamos. Eis a força do valor moral.

O amigo é como um outro de nós mesmos, uma versão exemplar de nós mesmos. A amizade torna os duros golpes da vida mais leves e mais maravilhosos os favores da vida porque podem ser comunicados e partilhados com alguém. A amizade dá otimismo para o futuro, não permite a capitulação n em a desmoralização. Retirar a amizade da vida é como retirar o sol do mundo. Nela encontramos satisfação, descanso, conselhos, partilha. Nada esposa melhor todos os momentos da vida que a amizade. Por isso deve ser preferida a todos os bens da terra, porque é prestativa, respeitosa, fiel.

O maior flagelo da amizade é a bajulação, a adulação, a complacência fácil. É preciso distinguir o amigo do bajulador. É erro pernicioso imaginar que na amizade as portas estão abertas a todos os abusos. Somos obrigados a fazer advertências e até repreensões aos amigos, embora com cortesia e sem adulação. A amizade é para a gente crescer no bem e não para a cumplicidade nos vícios. A verdadeira amizade controla a paixão. É sórdido preferir dinheiro, honrarias, prestígio no lugar da amizade. Aqui a amizade vira ódio. Nada mais desastroso que o atrativo do lucro, da concorrência, da cumplicidade. É lei da amizade nada pedir de vergonhoso aos amigos, querer que eles saciem nossas paixões, sejam cúmplices de uma injustiça. Isso faz perecer a afeição e engendra ódios eternos.

Pela amizade os ausentes estão presentes no afeto, os indigentes são ricos, os fracos são cheios de força, os mortos estão vivos na lembrança. Sem amizade nenhuma casa fica de pé, nenhuma cidade subsiste, a vida na terra é insuportável, porque ela é um sentimento de amor verdadeiro e espontâneo, que ameniza o convívio. Sem amizade a vida se esvazia. O amigo é um tesouro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

9. Fontes de Direito Canônico: normas e atos jurídicos, normas canônicas.

1. Identidade e Missão da Família Cristã na Igreja

6. A Participação dos Anjos na História da Salvação (junho 27, 2020)