Estudar Teologia: Um caminho aberto também para leigos e leigas

 


Estudar Teologia

Um caminho aberto também para leigos e leigas


O estudo da teologia ajuda­dos a adquirir um equilibra­do e profundo conhecimento do Deus Único, revelado nas Escrituras. À medida que avançamos nos estudos teológicos, vamos abandonando nosso modo passivo e irrefletido de viver a fé e passamos a agir com conhecimento e determinação na defesa, no anúncio e no ensinamento da fé cristã.

A Igreja Católica, por meio de sua hierarquia e de seus documentos, propõe uma decidida opção pela formação dos membros de suas comunidades. Ela coloca que o "objetivo principal da formação é ajudar os membros da Igreja a se encontrar sempre com Cristo" (DAp 279). Segundo os bispos latino-americanos, é preciso investir no conhecimento da realidade, no conhecimento antropológico, no discer­nimento teológico-pastoral e na contínua formação de agentes competentes e comprometidos com a fé católica.

Destaca o Documento de Aparecida (n. 283): "A formação dos leigos e leigas deve contribuir, antes de qualquer coisa, para sua atuação como discípulos missionários no mundo, na perspectiva do diálogo e da transformação da sociedade. É urgente uma formação específica para que possam ter incidência significativa nos diferentes campos, sobretudo 'no vasto mundo da política, da realidade social e da economia, como também da cultura, das ciências e das artes, da vida internacional, dos meios de comunicação e de outras realidades abertas à evangelização'." Como afirma ainda o Concílio Vaticano II (1962-1965), além da formação espiritual, requer-se, para os leigos, uma sólida preparação doutrinal, isto é, teológica, ética e filosó­fica (cf. AA, 29). Como estes, muitos ou­tros documentos do magistério da Igreja instam a que o fiel leigo seja preparado para atuar, como cristão, no mundo real em que vive. Portanto, o estudo teológico não é apenas para qualificar os serviços intramuros, no interior da paróquia ou de outro ambiente eclesiástico. Este deve ser visto como um importante instrumento de modificação da sociedade. Precisamos e devemos ser cristãos não apenas na igreja durante a missa dominical, mas principalmente em nosso trabalho, em nosso lazer, em nossas famílias, em nossa escola, em nossa sociedade, enfim, em todos os ambientes.

A análise crítica dos problemas atuais, segundo o olhar teológico, ou seja, à luz da fé cristã, sistematizada de forma cien­tífica, torna o crente mais humano e menos egoísta; despertando uma postura pessoal e comunitária que promove o bem comum, que busca incluir, nunca excluir, que sublinha a participação efetiva de todos, aprofundando o entendimento de que, na sociedade humana, não deveria haver privilegiados em detrimento do sofrimento e da miséria de tantos outros. Assim, a teologia sublinha os valores da solidariedade, do amor fraterno, da justi­ça e da paz. Tal disciplina convida a uma autêntica espiritualidade cristã, aquela que se compromete com o semelhante. Reconhece, assim, a ação do Espírito Santo na vida humana. Espírito que nos anima, alimenta, plenifica de esperança, e nos capacita para trabalharmos em favor do Reino de Deus, onde a vivência do Amor será sempre a marca maior! Caro leitor, anime-se e busque um curso de teologia! Aprofunde sua fé! Ponha-se em marcha que o caminho é longo!

 

Depoimento

 Economista de formação, aos quaren­ta anos, eu decidi abraçar o caminho da teologia. Cursei teologia na Faculdade Assunção, campus Santana. Em seguida, na Espanha, fiz o mestrado em teologia dogmática na área de escatologia. Hoje sou doutoranda na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, onde pesquiso sobre a esperança no processo da história: aquela que impulsiona a ação cristã transformadora da realidade. Espero, com esta formação, quando voltar ao Brasil, colaborar para que as portas do conheci­mento teológico se abram sempre mais! De modo particular, aos leigos de nossa Igreja. (Alzirinha Souza)

 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Site: www.pucsp.br/teologia

Expediente da Faculdade de Teologia:

(11) 2065-4619 /2065-4614

Inscrições para o Vestibular

de Inverno: maio-junho/2012

Exame: junho/2012

E-mails: ctracco@gmailcom/

atracco@gmail.com

 

Fonte: O mensageiro De Santo Antônio-

 maio de 2012- www.omensageiro.org.br. pg. 48.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

9. Fontes de Direito Canônico: normas e atos jurídicos, normas canônicas.

1. Identidade e Missão da Família Cristã na Igreja

6. A Participação dos Anjos na História da Salvação (junho 27, 2020)