Estudar Teologia: Um caminho aberto também para leigos e leigas
Estudar Teologia
Um
caminho aberto também para leigos e leigas
O estudo da teologia ajudados a
adquirir um equilibrado e profundo conhecimento do Deus Único, revelado nas Escrituras. À medida que avançamos
nos estudos teológicos, vamos abandonando nosso modo passivo e irrefletido de
viver a fé e passamos a agir com conhecimento e determinação na defesa, no
anúncio e no ensinamento da fé cristã.
A Igreja Católica, por meio de sua hierarquia e de seus documentos,
propõe uma decidida opção pela formação dos membros de suas comunidades. Ela
coloca que o "objetivo principal da formação é ajudar os membros da Igreja
a se encontrar sempre com Cristo" (DAp 279). Segundo os bispos
latino-americanos, é preciso investir no conhecimento da realidade, no
conhecimento antropológico, no discernimento teológico-pastoral e na contínua
formação de agentes competentes e comprometidos com a fé católica.
Destaca o Documento de Aparecida (n. 283):
"A formação dos leigos e
leigas deve contribuir, antes de qualquer coisa, para sua atuação como
discípulos missionários no mundo, na perspectiva do diálogo e da transformação
da sociedade. É urgente uma formação específica para que possam ter incidência
significativa nos diferentes campos, sobretudo 'no vasto mundo da política, da
realidade social e da economia, como também da cultura, das ciências e das
artes, da vida internacional, dos meios de comunicação e de outras realidades
abertas à evangelização'." Como afirma ainda o Concílio Vaticano II (1962-1965), além da formação espiritual, requer-se, para os leigos, uma
sólida preparação doutrinal, isto é, teológica, ética e filosófica (cf. AA,
29). Como estes, muitos outros documentos do magistério da Igreja instam a que
o fiel leigo seja preparado para atuar, como cristão, no mundo real em que
vive. Portanto, o estudo teológico não é apenas para qualificar os serviços
intramuros, no interior da paróquia ou de outro ambiente eclesiástico. Este
deve ser visto como um importante instrumento de modificação da sociedade.
Precisamos e devemos ser cristãos não apenas na igreja durante a missa
dominical, mas principalmente em nosso trabalho, em nosso lazer, em nossas
famílias, em nossa escola, em nossa sociedade, enfim, em todos os ambientes.
A análise crítica dos problemas atuais, segundo o olhar
teológico, ou seja, à luz da fé cristã, sistematizada de forma científica,
torna o crente mais humano e menos egoísta; despertando uma postura pessoal e
comunitária que promove o bem comum, que busca incluir, nunca excluir, que sublinha
a participação efetiva de todos, aprofundando o entendimento de que, na
sociedade humana, não deveria haver privilegiados em detrimento do sofrimento e
da miséria de tantos outros. Assim, a teologia sublinha os valores da
solidariedade, do amor fraterno, da justiça e da paz. Tal disciplina convida a
uma autêntica espiritualidade cristã, aquela que se compromete com o
semelhante. Reconhece, assim, a ação do Espírito Santo na vida humana. Espírito
que nos anima, alimenta, plenifica de esperança, e nos capacita para trabalharmos em favor do Reino de
Deus, onde a vivência do Amor será sempre a marca maior! Caro leitor, anime-se
e busque um curso de teologia! Aprofunde sua fé! Ponha-se em marcha que o
caminho é longo!
Depoimento
Economista de formação, aos quarenta anos, eu decidi abraçar o caminho da teologia. Cursei teologia na Faculdade Assunção, campus Santana. Em seguida, na Espanha, fiz o mestrado em teologia dogmática na área de escatologia. Hoje sou doutoranda na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, onde pesquiso sobre a esperança no processo da história: aquela que impulsiona a ação cristã transformadora da realidade. Espero, com esta formação, quando voltar ao Brasil, colaborar para que as portas do conhecimento teológico se abram sempre mais! De modo particular, aos leigos de nossa Igreja. (Alzirinha Souza)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Site:
www.pucsp.br/teologia
Expediente da
Faculdade de Teologia:
(11) 2065-4619
/2065-4614
Inscrições para o Vestibular
de Inverno:
maio-junho/2012
Exame: junho/2012
E-mails:
ctracco@gmailcom/
Fonte: O mensageiro De
Santo Antônio-
maio de 2012- www.omensageiro.org.br. pg. 48.

Comentários
Postar um comentário